Por que manter um cadastro de clientes

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Sua empresa não está apresentando os resultados esperados, e você precisa para ontem melhorar a performance de suas vendas? Você já parou para pensar, que provavelmente será necessário trabalhar de uma melhor maneira o seu cadastro de clientes?

É uma solução, que ajuda e muito aquele mês de vendas baixas, onde o ticket médio diminui drasticamente. Hoje vamos falar a respeito de como você poderá utilizar essa excelente ferramenta, e como ela poderá lhe ajudar a melhorar os números.

Razões para você começar a cuidar melhor do cadastro de clientes

Você precisa entender, primeiramente, que o relacionamento de sua empresa com seus clientes, é coisa muito séria. Tanto é, que esse “cuidado” tem até um nome próprio – Customer Relationship Managemente (CRM), ou ainda, Gestão de Relacionamento de Clientes, no bom e velho português.
Analise conosco, se todos os clientes que efetuassem uma compra, em sua empresa, e voltasse com maior regularidade, indicando outros clientes ou as duas situações juntas, certamente sua empresa ia economizar e muito em divulgação, não concorda?

E essa é a concepção, que se mantém por trás da manutenção de relacionamento entre empresa-cliente: eficiência. Fazendo mais, com cada vez menos recursos.

Repare que a maioria das grandes marcas, nunca deixam passar oportunidades de conseguir chamar seus clientes de volta. E todo mundo, seja em um determinado momento, já teve em sua caixa de entrada, um e-mail de alguma loja que já efetuaste uma compra, ou mesmo a ligação de um vendedor mais atencioso e também já recebeu brindes e descontos exclusivos, só pelo simples motivo da empresa ter os seus dados em seu cadastro de clientes.

Quando o empreendedor passa a se colocar no lugar de seus clientes, consegue de maneira muito mais simples, dar a real importância de criar uma relação mais próximos com os mesmos.

Quando mais “em casa” o cliente se sente, em relação a sua empresa, as visitas serão muito mais frequentes.
É muito simples essa ideia, e aliás, colocar a mesma em prática é ainda mais fácil. Mas primeiramente, teremos que falar sobre um conceito diferente, o de atendimento 3.0.

Encantando seus clientes através do atendimento 3.0

O termo SAC 2.0, já vem sendo utilizado há um bom tempo, para se referirem ao atendimento online de clientes potenciais, mais conhecidos no mundo digital, como leads.

Por meio dessas práticas, o contato com os clientes é muito mais valorizado, seja em qual canal digital sua empresa atuar. Dessa maneira, você consegue aumentar as chances de entender melhor os hábitos de consumo como também, o estilo de vida que seus clientes levam, e deixar o processo de venda ainda mais refinado.

Mas, como estamos falando sobre o mundo digital, o mesmo vive em constante mudança e absolutamente tudo possui uma evolução muito veloz.
Mesmo que o SAC 2.0, ainda seja uma modalidade que é praticada por marcas grandes na atualidade, a verdadeira base, para garantir a sua empresa vendas ainda mais qualificadas, você precisa saber mais sobre o atendimento 3.0.

É um nome, um tanto quanto tecnológico, mas a realidade, é que a ideia que está por trás desse termo, é bem mais simples de se entender do que você imagina. Em estratégias de relacionamento com clientes, que sejam baseadas no atendimento 3.0, não são avaliados somente os dados de seus clientes, mas principalmente, como é o comportamento dos mesmos.

Resumidamente, o SAC 3.0, é baseado totalmente no mundo digital. Porém, os seus princípios podem e devem ser replicados, para atendimentos presenciais, garantindo a sua empresa, resultados extremamente positivos.

O dia a dia dos consumidores, é o ponto alto de um atendimento de excelência. No mundo digital, “dar pistas” é possível, fazendo com que as pessoas possam chegar até sua loja, através de conteúdo relevante, ou que o mesmo seja ao menos divertido e possa fornecer aos clientes informações que sejam realmente importantes.

E nesse momento que inicia o processo de inbound marketing, ou em outras palavras, o chamado “marketing de amarração”.
Sua empresa passa a não anunciar de maneira aleatória seus produtos, começando então, atuar em públicos específicos como foco de suas ações de marketing.

Uma boa ação, é vincular ao cadastro de seus clientes, formulários no próprio site de sua loja, que leva o nome de Landing Pages no mundo do marketing digital.

As pessoas que estejam interessadas, vão chegar até sua página, por meio de uma pesquisa, ou mesmo pela página em rede social, deixarão os dados pessoais e já está feito. O desconto já vai estar garantido, no momento de a pessoa comprar um novo produto.

Esse é somente uma das maneiras que você tem no mundo digital, de efetuar o cadastro de clientes, como também através do e-mail marketing, que não pode jamais deixar de ser citado.

Anúncios no Facebook ou publicações, acabam caindo no esquecimento das pessoas de maneira muito rápida, até porque os assuntos vão mudando e surgindo de uma maneira extremamente rápida no mundo digital.

Já através do e-mail, isso não acontece. O e-mail fica armazenado, a não ser claro, que o destinatário o delete de sua caixa de entrada.
Ou seja, colocar o cadastro de clientes como prática de estratégia de marketing para sua empresa, jamais esquecendo de conseguir coletar o endereço de e-mail de seus clientes.

Na realidade offline, essa coleta de dados, acontece pessoalmente. Ou seja, no momento de fechar suas vendas, solicite os dados de contato, oferecendo brindes e descontos, dessa maneira será muito mais fácil de coletar esses dados.
Essa é uma ótima maneira de encantar e surpreender os seus clientes, principalmente ao ceder descontos especiais no mês ou data de aniversário de seus clientes.

O que é necessário saber sobre o cliente, para efetuar um bom cadastro de clientes?

Existem diferentes maneiras de serem exploradas, no momento de efetuar o cadastro de clientes, como você pôde perceber. Porém, conseguir aumentar as chances de sucesso através do seu cadastro de clientes, vai depender de quais informações você conseguirá coletar de seus clientes.

Se sua empresa visa por fazer promoções, com o desejo de comunicar os seus clientes, que poderá sortear uma viagem romântica para casais. Será que os solteiros iriam curtir a promoção?

Para que não haja maiores dúvidas, a dica é utilizar fichas cadastrais básicas, que você encontra facilmente em modelos prontos de coleta de dados de clientes.
Fique sempre atento ao cadastro de clientes de sua empresa, e tenha os resultados que você tanto deseja, através de ações simples e básicas do cotidiano de seus clientes.