Por que registrar suas compras?

Tempo de leitura: 5 minutos

Registrar as compras de sua empresa e/ou negócio, é primordial para conseguir o sucesso de seu empreendimento. No artigo de hoje, vamos listar alguns motivos para você começar essa prática para ontem.

Registrar as compras, em softwares de gestão, pode e é uma excelente ferramenta no momento de gerenciar o seu próprio negócio. O registro, vai auxiliar no controle financeiro de sua empresa, na melhor gestão de seu estoque e ajudar no momento de emitir suas notas de saída.
Ainda tem dúvidas que uma operação extremamente simples como essa, possa realmente trazer inúmeros benefícios para sua empresa? Então veja em nosso artigo de hoje, motivos para começar a registrar suas compras. Confira.

Mantendo o histórico de compras de sua empresa

Um ponto fundamental para que sua empresa tenha sucesso, certamente está em manter o histórico de compras. Será através desse histórico de compras, que poderá analisar de melhor maneira, quantas vezes você comprou um determinado produto, histórico de preço e qual o melhor fornecedor do mesmo.
Quando você não possui esses dados, fica um tanto quanto complicado de conseguir entender as variáveis de todos os seus produtos.
É através do registro de compras, que você poderá analisar se um produto sofreu pequenos reajustes diversas vezes em pouco tempo, e se você tem acompanhado no seu valor de venda, e que não esteja realmente afetando ou comprometendo a lucratividade de sua empresa.

Passe a armazenar o arquivo XML

Tempos atrás, eram através de blocos de papel que eram emitidas as notas fiscais, e mesmas tinham a necessidade de se manterem arquivadas por um período de até 5 anos, além do ano recorrente da compra.
Não que a regra tenha sido alterada, mas você pode efetuar o armazenamento das mesmas, em XML.
Quando você passa a registrar suas compras em um sistema de gestão, na maioria dos casos, ele já faz esse armazenamento por você. Dessa maneira, não há a necessidade de armazenar inúmeros dados em seu computador, correndo o risco de ainda perdê-los.

Cadastre todos os seus produtos

Só de pensar em todo o trabalho de ter que informar, dado de produto por produto no momento do cadastro, já te desanima?
A boa notícia, é que através de bons softwares de gestão, no momento da importação do XML, você poderá cadastrar produtos novos, com pouquíssimos cliques, pois o sistema já fará tudo automaticamente, somente utilizando os dados que estejam na nota.
Caso sua empresa, trabalhe com frequência com produtos novos, esse certamente é um excelente recurso, pois irá poupar o tempo perdido que você teria ao cadastrar produtos novos.

Porém, se você vende os mesmos produtos sempre, o sistema automaticamente já irá reconhecer, quais são os produtos e em quais compras os mesmos estarão vinculados.

Mantenha seu estoque sempre atualizado

Com certeza a apuração de estoque traz inúmeros benefícios para você e sua empresa. Você consegue saber de maneira muito simples e rápida, quais são os produtos que estão disponíveis em sua empresa, e torna a decisão de repor o seu estoque em algo muito mais tranquilo e fácil.
Sistemas de gestão, onde possuem controle de estoque, geralmente efetuam a movimentação do estoque de maneira automática, através da importação do XML. O que significa que, quando você importar a NF-e de sua compra, o estoque será automaticamente atualizado.

Movimentando seu financeiro

Um ponto primordial, para uma boa gestão de sua empresa, está relacionado a saúde financeira da mesma. E esse é outro ponto que o registro de compras ajuda e muito nesse quesito.

Muitos dos sistemas de gestão, no momento de fazer o lançamento financeiro, fazem de maneira automática o registro de compras. Dessa maneira, você consegue evitar atrasos de pagamentos de boletos de seus fornecedores, como também vai conseguir verificar quanto terá de pagar em um período de tempo pré-determinado.

Emita notas fiscais de saída de maneira muito mais fácil

E o último motivo, e não menos relevante, é o fato de que alguns sistemas de gestão, consegue emitir notas fiscais de saída, de maneira muito mais simples e fácil por meio das notas de suas compras.

O software utiliza os mesmos dados que estão na compra, para você conseguir gerar uma venda. Um recurso altamente indispensável para pessoas que trabalham, por exemplo, com industrialização. Evitando todo aquele trabalho de ter que digitar manualmente todos os dados que necessitam conter na NF-e.

Sem contar, que fará de maneira correta todas as devoluções que se façam necessárias, utilizando um recurso muito simples. Para efetuar a devolução, quando não existe o registro de compras, é necessário analisar no XML, todos os dados como PIS/COFINS, IPI ou se a empresa é simples ou normal e etc.

Quando você registra suas compras, o próprio sistema já colhe todos esses dados, e só irá devolver o que você realmente necessita e deseja, através de uma operação completamente sem nenhuma complicação.

Está convencido de que você precisa começar a registrar suas compras? Encontre um software de gestão que atenda suas necessidades e descomplique todas as suas operações!