Por que registrar suas vendas

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você possui uma empresa e ainda não registra suas vendas, com certeza este artigo será de muita utilidade, para você conseguir descobrir tudo que está deixando de ganhar se você não registra as vendas que você efetua, em um sistema de gestão, por exemplo.

Por que manter um histórico de seu faturamento

Quando você mantém um histórico de tudo que foi faturado, você acaba tendo um enorme poder em suas mãos. Por exemplo, se o seu cliente pedir para você efetuar uma entrega de alguma das mesmas vendas que você fez para o mesmo em um mês antes desta compra, você terá já em seu histórico o pedido, e vai mostrar ao seu cliente uma atenção que não teria em muitos estabelecimentos.

Se você não possuir tal informação, pode até mesmo passar por algum constrangimento de ter que lhe pedir detalhes do que ele comprou em sua própria empresa. E o que isso significa em muitos casos? Falta de profissionalismo de sua empresa.

Lançamentos para o financeiro

Se você vai ter que parar para digitar as parcelas de suas vendas, por que não utilizar os mesmos dados para registrar as parcelas que você ainda irá receber?
Através destes dados, o sistema que você utilizar vai lhe ajudar muito mais no controle de casos como inadimplentes, e poder dar uma previsão correta de dinheiro em seu fluxo de caixa. Além de também ser um dos pontos mais importantes para você conseguir entender perfeitamente o ciclo financeiro de seu negócio e poder apurar a real necessidade que seu capital de giro está necessitando.

Maior movimento de estoque

Efetuar o controle de estoque é normalmente uma das mais negligenciadas tarefas que uma empresa deixa passar. O que é realmente uma pena, porque não somente irá lhe ajudar este tipo de atitude, como também fará você saber se algum produto está ainda disponível para venda, e também pode ser ótimo para poder priorizar a compra de determinados produtos que tenham giro mais alto, utilizando por exemplo, a curva ABC.

Redução de esforço

O esforço manual acaba demandando muito tempo, não temos nem o que discutir. E fora que as tarefas que são normalmente executadas manualmente, possuem maior margem de erro. Através de um bom sistema de gestão, você elimina as falhas, sem contar o processo de comunicação interna acontece muito mais rapidamente, por exemplo, no momento de realizar um pedido o momento de emitir um boleto ou mesmo a nota fiscal.

Normalmente, os sistemas que contenham controle de estoque, automaticamente debitam as quantidades dos itens que forem registrados no momento da venda. Ou seja, um trabalho a menor para você mesmo!

Gestão de atividades

Você provavelmente já pensou em quantas pessoas você precisa em sua empresa para realizar ações que poderiam facilmente serem automatizadas? Sem contar no tempo que cada um de seus colaboradores perdem com determinadas tarefas, podendo reduzir por mais da metade quando você decide por automatizar o trabalho. Sistemas de gestão permitem que pessoas desempenhem determinadas funções, de maneira muito mais estratégica, podendo aproveitar o desempenho das mesmas e deixando-as muito mais motivadas.

Redução de custos e aumento de lucros

Bons sistemas de gestão de empresas, auxiliam ativamente na redução de custos no aumento dos seus lucros, direta ou indiretamente. Seja por conseguir aumentar seu controle de estoque e também seu financeiro, melhorando ainda sua gestão, mexendo ativamente no relacionamento de sua equipe e fazer com que seu cliente possa integrar diferentes departamentos de seu negócio.

Se você tem como objetivo melhorar a qualidade tanto do atendimento aos seus clientes, como também aumentar seus lucros, reduzir os custos, com certeza ao adotar um sistema de gestão e automatizar os mais diversos processos de sua empresa, é certamente a melhor opção!

Fornecimento de índices básicos

São extremamente importantes os indicadores para que ocorra a evolução de sua empresa. Até porque, como você pode querer melhorar algo se você nem sabe direito o que precisa melhorar?

Porém, isso não vai significar que precisará dos mais avançados indicadores. Inicie com os sistemas básicos, onde você poderá comparar seu faturamento de um mês antes, com o do mês corrente. Podendo também até levantar os 10 mais vendidos produtos e até os 5 clientes que mais compraram em sua empresa.

Outro ponto muito importante que não podemos deixar de citar, é que para você que está começando, a escolha de um indicador é algo muito tranquilo e simples. Nada que irá tomar muito do seu precioso tempo para efetuar a coleta. Bons indicadores não precisam ter um enorme valor de acordo com sua real complexidade para se ter um. Por que não começar com sua receita bruta?

Viu como um bom sistema, onde você pode não somente registrar suas vendas, como efetuar controle de estoque, fluxo de caixa, contas bancárias, contas a pagar e a receber, tudo que está ligado à sua empresa.